INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES OPTICAS
As fibras óticas são fios finos, flexíveis e transparentes. Em sua formação, há um núcleo transparente, com alto índice de refração de luz, sendo revestido por camadas plásticas também transparentes, porém, com um índice menor de refração.
O fenômeno físico que ocorre dentro dos fios é chamado de reflexão interna total da luz, permitindo a propagação por longas distâncias e com perdas mínimas em sua intensidade.
Outro fenômeno que ocorre é a multiplexação, que permite que mais informações sejam transmitidas simultaneamente ao longo de uma única fibra óptica. Esse é um dos grandes diferenciais em relação aos cabos convencionais, que não conseguem transmitir dados de internet diferentes de forma simultânea.
Para além do uso da internet, que é o nosso tema, a fibra óptica também é utilizada para obter imagens de lugares de difícil acesso e para a criação de diferentes sensores de calor, por exemplo.
Uma rede óptica passiva (PON – Passive Optical Network) é uma rede ponto-multiponto onde a fibra chega até a rede do usuário final. É composta de divisores ópticos passivos que são utilizados para permitir que uma única fibra óptica atenda diversos usuários finais, variando entre 32 a 128